Encontre sua paixão

Quando vamos às livrarias podemos encontrar centenas de livros que nos ‘ensinam’ a chegar ao sucesso, a abrir um bom negócio. Eu não acredito em nenhum deles. É claro que existem técnicas e planos que podem nos ajudar, mas para uma pessoa ser muito bem sucedida eu acredito que só exista um caminho: A paixão. Tirando as raras exceções (e não se faz ciência com exceções) eu nunca ouvi falar de alguém que chegou ao topo sem ser apaixonado pelo que faz. Essa é a grande dificuldade das pessoas que querem abrir negócios, elas querem apenas abrir algo lucrativo, não pensam se realmente gostam do ramo ou se sentem alguma paixão por aquilo. Algumas pessoas são movidas por desafios, outras por oferecer algum tipo de serviço à sociedade, no fundo de toda grande organização bem sucedida à sempre um homem e sua paixão por um sonho.

Se alguém me perguntar que negócio  ela deve abrir eu vou perguntar a pessoa: O que você consegue fazer 24 horas por dia sem ficar entediado? Em cima de que tipo de coisa você passaria seu final de semana trabalhando e se sentiria feliz e realizado? O que você quer oferecer para o mundo? O que te motiva? O que você faz por horas a fio e não fica cansado?

Eu sei que às vezes não é fácil encontrar uma paixão, mas eu também acho que o mundo dos negócios não é para qualquer um. Negócios não são apenas serviços, gestão de pessoas, gestão financeira, procura de oportunidades etc, negócio é arte, é acima de tudo paixão pelo que se faz.  Algumas pessoas chegam ao sucesso sem amar o que fazem, mas eu creio que elas jamais vencerão alguém que ame. Vamos supor que eu queira abrir uma padaria porque descobri que na seria um excelente negócio, eu entendo de padarias, mas não sinto prazer nenhum, não tenho envolvimento pessoal algum com o ramo, quero apenas um negócio rentável, já meu concorrente não só entende sobre padarias, mas é apaixonado por elas, ele sente prazer em agradar as pessoas vendendo sempre os melhores produtos e oferecendo os melhores serviços relacionados a padarias. Quando os clientes entrarem na padaria do meu concorrente provavelmente serão recebidos com um enorme sorriso e um entusiasmo gigante (que somente aqueles que amam o que fazem possuem) e esse diferencial me quebraria em meses, não se pode imitar o entusiasmo, à vontade, o atendimento de alguém com paixão e todos gostam de ser atendidos e de conversarem com alguém que ama o que esta fazendo. Os problemas para quem ama não passam de obstáculos para se alcançar um sonho, para quem tem apenas um empreendimento eles são problemas. O que leva o empreendedor encara-lo de forma completamente diferente do que quando se almeja um sonho. Para sonhadores os problemas que parecem grandes na verdade não têm a menor importância em relação a seus planos maiores.

E digo mais! O ser humano só é feliz quando faz o que ama. Eu já estou farto de entrar em lojas com vendedores com cara de bunda, gerentes mal humorados e donos cujo aspecto demonstra cansaço e stress. O problema principalmente nas pequenas empresas hoje, é que seus gestores não possuem sonhos, não amam o seu empreendimento, assim não inspiram seus funcionários e vivem em função de metas. Para trabalhar 24 horas por dia, para ser o melhor, é necessário mais do que ética de trabalho: é necessária paixão pelo que se faz, e uma ânsia para fazê-lo melhor que ninguém. 

Encontre sua paixão, não pense em como vai ganhar dinheiro, pense como pode produzir um serviço ou produto que seja valioso para as pessoas e sua comunidade. O que precisa ser melhorado? O que pode ser feito melhor e de forma mais eficiente? Que problema poderia resolver? Que necessidades poderia preencher?  E acima de TUDO, O que o faria se divertir?

Em tudo o que fizer, encontre uma missão ou um grande propósito, além do dinheiro, que se torne sua paixão. Amplie sua visão para observar tudo o que está oferecendo e encontre um nível além da exclusivade avarenta das pessoas que apenas estão preocupadas com dinheiro. Preencha tantas necessidades quanto puder, criando beleza, eficiência, saúde, segurança e as melhores condições de vida para o maior número possível de pessoas.

Se você realmente quiser realizar grandes feitos na vida, precisara ter um entusiasmo e uma paixão monumentais! Para ser bem feito, todo trabalho precisa ser feito com paixão, não importa no que trabalhe, ame o que faz e a mágica acontecerá. Encontrará a pessoa certa e ela o perceberá. Quanta paixão é necessária para ser um grande empreendedor? Encontre uma causa nobre e apóie-a com toda sua alma e seu coração.

 

4 comentários sobre “Encontre sua paixão

  1. Concordo plenamente, e como gancho envio um texto que ilustra bem a energia da paixão em nosso dia-a-dia:

    A paixão move a vida.
    A paixão é a energia que te impulsiona a seguir sempre em frente.
    A paixão é força. É luz. É alegria. É ação.
    Cor, aroma, sensação e descoberta.
    A paixão é um privilégio. A paixão encanta e transforma o seu dia-a-dia em momentos inesquecíveis.
    Para a paixão, a felicidade não tem limites.
    É ela que faz você aproveitar o máximo da vida.
    É a paixão que te renova. É a paixão que te contagia, te faz sonhar.
    Qual é a sua paixão?

    Angela Kielkowski – redatora Flow Design Comunicação

  2. Vinicius,

    Não é possível empreender só com a cabeça, o coração tem de ir junto! A gente lê histótias de empreendedores e mais que qualquer plano, análise, controle etc. o qué há em comum em todas essas histórias não está na cabeça, está no coração, que apaixonado dá tudo ao seu amor: o empreendimento!

    Você foi no ponto! Excelente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s