O Poder do foco.

A Algum tempo me deparo com vários livros de diversos autores e temas diferentes desde economia até filosofia e física quântica, que tratam sobre o poder do foco, do pensamento positivo e da importância de visualizar o ambiente após a conclusão dos projetos que temos em mente tendo em vista potencializar nossa capacidade de concluí-los. A algumas semanas fascinei-me com um livro de um psicólogo que desenvolveu a Psico-cibernética chamado Maxwell Maltz em seu livro ele apresenta um sistema de como melhorar a auto-imagem e assim conduzir uma vida mais bem sucedida. Até ai tudo bem mas o que isso tem a ver com o tema tão abordado ultimamente de visualizar resultados e de termos o pensamento criativo 24 horas por dia para conseguirmos alcançar qualquer objetivo?  Muito simples, em seus estudos Maxwell descobriu que uma das técnicas mais poderosas no mundo da atividade do conhecimento, e uma das mais importantes a aguçar e desenvolver, é criar resultados claros. Isso não é uma coisa tão transparente como pode parecer. Precisamos definir, idealizar e redefinir o tempo todo aquilo que almejamos e tentamos realizar com o objetivo de completar essas tarefas da forma mais efetiva e eficiente possível. Isso é explicado pelo seguinte motivo, segundo Maxwell Maltz:

Nós possuímos um mecanismo criativo automático e teleológico – ou seja, funciona em termos de metas e resultados finais. Quando você lhe dá uma meta definida para atingir, pode confiar em sua orientação automática para levá-lo até essa meta de uma forma muito melhor do que ”você” jamais conseguiria, através do pensamento consciente. “”Você” fornece a meta ao pensar em termos de resutlados finais. Seu mecanismo automático então fornece os meios para tal.

Nosso cérebro é uma máquina incrível, as últimas descobertas nos mostram agora que ao pensar em resultados finais podemos potencializar nosso poder criativo, pois de alguma forma essa ‘parte’ do nosso cérebro é ativada e apartir daí instantanemaente passamos a ter idéias e padrões de raciocínio que, de outra forma não teríamos, além disso nossa própria fisiologia responderá a imagem que está em nossa mente, como se ela fosse real. Aí está a utilidade de todos os ensinamentos desses últimos livros e filmes que dizem respeito a isso, imaginem agora dentro de uma empresa se todos pensarem no mesmo resultado final. Uma massa enorme de pessoas em busca de um propósito, de um objetivo em comum muito bem visualizado, potencializaria o poder criativo da empresa, acho que o Google já provou dos benefícios dessa descoberta!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s