Empresa Viva

VivaAcabo de terminar uma leitura excelente, trata-se do livro  Living Company escrito por Arie de Geus. O livro mostra as semelhanças que uma empresa pode ter quando comparada com um ser vivo e preve um futuro completamente diferente para as empresas. Para Arie, as empresas ‘saudáveis’ serão empresas vivas seu capital humano e as instituições em contato serão ‘membros’ dessa entidade que compartilharão de um conjunto de valores em comum. Seus membros confiarão que atingindo os objetivos da empresa poderão alcançar seus objetivos pessoais. Tanto a empresa quanto seus membros possuem objetivos básicos em comum:  Querem sobreviver e, uma vez que estão em um ambiente possível de sobrevivencia, querem aumentar seus potenciais. Uma das grandes diferenças dessas empresas é que elas vão entender que potencializando seus membros poderão maximar seus resultados.

Hoje encontramos dois tipos de empresas, a primeira delas são empresas economicas, cujo seu único objetivo é gerar riqueza a seus stakeholders, esse primeiro tipo funciona como uma máquina de fazer dinheiro e considera seus funcionários apenas parte do seu capital, pequenas peças da grande máquina. Seus funcionários trocam seu tempo e conhecimento por dinheiro e não criam vinculos com a empresa. O segundo tipo de empresa é a empresa viva, nessa empresa seu objetivo principal é sobreviver, para isso faz com que se crie uma ‘comunidade’ e onde o principal objetivo é potencializar a capacidade de seus membros para assim se desenvolver e sobreviver. Nessa empresa encontramos funcionarios que trabalham por um proposito maior do que apenas ganhar dinheiro, eles se envolvem e abraçam a causa da empresa.

Não importa o ramo da empresa, uma hora temos que decidir se optamos em ser uma empresa economica, tratando nossos funcionarios como meras peças mecânicas e sem vida ou se seremos uma empresa viva, duradouras, que expande e gera oportunidades e possibilidades, uma empresa que realmente faze a diferença no mundo e na vida de seus membros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s