DESalinhamento estratégico (1)

O processo de planejamento estratégico consiste em formular objetivos para a seleção de programas de ação. Leva em conta fatores internos e externos e muitas vezes cenários futuros criados por alguns expert’s em tendências globais. Qualquer estudante de administração que se preze conhece os procedimentos básicos para realizar um bom planejamento estratégico. Possuímos ferramentas e teorias maravilhosas para tanto porem, existe um contraste entre a teoria e a prática.

 

Kaplan e Norton são os criadores da poderosíssima ferramenta balanced scoredcard, e afirmam que menos de 10% das estratégias são efetivamente executadas, o motivo disso? Falta alinhamento entre quem formula a estratégia e o ‘resto’ da empresa.

 

Quando li esse artigo eu pensei ‘caramba! MENOS DE 10%!! Mais alguem leu isso? Será que ninguém percebeu esse número?!’. O ‘planejamento estratégico’ demanda um processo que geralmente leva tempo para ficar pronto e funciona como o Norte da empresa. Se em menos de 10% das empresas esse planejamento é concretizado, significa dizer que mais de 90% das empresas estão literalmente jogando seu tempo e dinheiro fora criando um plano Inútil!

 

Eu já tive a oportunidade de presenciar alguns planejamentos estratégicos, sempre são eventos formais com apenas alguns funcionários ‘chave’, diretores e gerentes. Todos passam alguns dias ou horas juntos pensando e formulando o tal plano (mesmo sabendo que na grande maioria das vezes as pessoas presentes não possuem a visão do todo necessária) e depois pedem para alguem da TI ‘disparar um e-mail com informando os objetivos e o que foi decidido aqui’ depois cada gerente deve avisar seus funcionários.

 

O que está errado com esse método? Como deveria ser? Esse será o assunto do próximo post, por agora, deixo uma frase do guru Peter Senge que fala por si só porque as pessoas não ‘aprendem’ a estratégia da empresa (e várias outras coisas).

 

‘’ O Futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente ‘’

 

Esperem o próximo post!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s