Excelência Instantânea.

ExcelenciaHá muito tempo atrás eu li esse texto em um livro do Tom Peters (não me lembro qual) e achei fascinante! Nunca mais esqueci, vou compartilhar com voces. “Excelência instantaneamente. Posso sentir seus lábios encresparem embora essa expressão propagandística também me faça tremer, ela contém uma pedra preciosa a espera de ser descoberta. Como vcê inicia uma dieta eficaz? Como deixa de fumar? Como deixa de beber? Em resumo, você faz e está feito. Depois você se esforça o resto da vida para permanecer no trem da manutenção do peso dos não fumantes ou dos que não bebem. Algum tempo atrás Thomas Watson, fundador da IBM disse uma frase interessante, se você quer alcançara excelência, disse ele, pode chegar lá hoje mesmo. Apartir desse momento deixe de realizar qualquer trabalho abaixo de excelente. A idéia é profunda. Suponha que você seja um garçom e decide em nome do seu próprio FUTURO (não devido a pressões dos palhaços que dirigem o restaurante) estabelecer um padrão impecável de atendimento. COMO? Você o faz. AGORA. É claro que no início será desajeitado e fará muitas coisas erradas, você precisara ler, ouvir podcasts, assistir aulas, visitar outros restaurantes para colher indicações, e você precisará continuar afzendo isso para manter sua vantagem assim como um cantor de ópera ou um atleta profissional, até o dia em que pendurar seu saca rolhas. Não obstante, você pode se tornar excelente em um nanossegundo. Basta que você se descreva, mesmo que de forma vaga, como o maior garçom que já existiu – e comece a agir de acordo com isso. Coloque-se sob as luzes da Broadway, como um garçom de classe galáctica; e então desempenhe seu papel com bravura.”

Isso soa precipitado? Ingênuo? Talvez, mas não o é. Os primeiros 99,9% de se ir daqui ali são a determinação de fazê-lo sem concessões, não importando os obstáculos erguidos por aqueles a sua volta. Os últimos 99,9% são trabalhar como um demônio para manter seu moral alto através das inevitáveis tempestades, aprender alguma coisa nova todos os dias e praticá-la, com ou sem jeito, não importa o que aconteça , ate que ela se torne parte da sua natureza. Aquilo que vale para um garçom também vale para o gerente do departamento de seis pessoas ou para o executivo principal da MICROSOFT. Quanto tempo leva para você, como chefe, alcançar a qualidade de classe mundial? MENOS DE UM NANOSSEGUNDO para atingi-la, e uma vida de busca apaixonada para mantê-la.

Uma vez acessa a chama, assuma que você conseguiu – e NUNCA, nunca olhe para trás ou faça qualquer coisa, por mais trivial que seja em dissonância com seu persnagem de qualidade recém encontrado. Isso parece uma conversa improvisada  para animá-lo numa tenda de oxigênio? Dificilmente. (e se você não acredita em mim, pergunte para qualquer pessoa que esteja nos alcoólicos anônimos – talvez o programa de mudanças mais eficaz do mundo hoje em dia). Veja, o ponto mais profundo é que você muda em um nanosegundo ou NUNCA. Isso vale para a bebida, cigarro, peso e qualidade de classe mundial. A mudança determinada de mentalidade é um jogo de tudo ou nada. Não sei você, mas eu to de saco cheio com executivos (e pessoas de outros níveis) que falam de como é d-e-m-o-r-a-d-o alcançar as mudanças. Isso é pura tolice. MANTER as mudanças leva a vida inteira (“um dia de cada vez” segundo os alcoólicos anônimos), mas para atingir a mudança, basta uma fração de segundo.

Mudar é simples assim. Honestamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s