Como Inovar – Martha Gabriel (Web Expo Fórum)

Inovação

 Sabem porque temos idéias quando estamos tomando banho? Como fazer para ter certeza que uma idéia é boa? Assim foi a palestra da Martha Gabriel CIO da New Media Developers na web expo fórum, inovadora, divertida e com uma enorme gama de reflexões, insights, críticas e sugestões. Em sua palestra foi apresentado, entre outras coisas, como podemos fazer para inovar. Segundo Martha a inovação nasce de um processo sistêmico que funciona da seguinte forma:

 

  1. Observação – Fase em que observamos as condições, pessoas, problemas, recursos em fim, analisamos o ambiente. Para nascer uma idéia é fundamental a observação minuciosa de tudo o que pode envolver direta e indiretamente a idéia.
  2. Interação – Diz respeito a toda interação feita com o ambiente observado e também com outras pessoas, conversas, trocas de informações. Esse processo também é fundamental para a próxima etapa.
  3. “Estalo” – É quando uma idéia aparece, é a hora em que juntamos informações e pelo que tudo indica foi criada uma nova idéia.
  4. Patrocínio – Nessa parte a idéia criada no estalo precisa ser validada por outras pessoas, organizações etc, é quando a idéia passa a ser aceita.
  5. Formatação – Dar corpo a idéia, formalizar, deixar mais clara.
  6. Relevância – Nessa fase, colocamos a idéia a prova, fazemos testes, questionamos, depois dessa fase a idéia passa a fazer sentido.
  7. Aprofundamento – A última  fase, diz respeito a transformação da idéia em produto.

 

Além de como funciona o processo da inovação, ela explicou quais são os fatores que inibem esse processo, alguns deles são:

 

  1. Rótulo – Possuir uma visão pré-determinada e inflexível da situação/problema/pessoa.
  2. Riscos – Medo de correr riscos.
  3. Ego – Deixar de experimentar com medo de perder, sair da zona de conforto.
  4. Dinheiro – Dar valor muito alto ao aspecto financeiro da idéia. (O dinheiro não é fator limitante de uma idéia verdadeiramente boa)
  5. Ambiente –  Quando o ambiente de trabalho ou que utilizamos para pensar não é propício no ponto de vista de desestimular, abalar etc. 

Percebam a importância da rede quando analisamos esse processo, é nítido o quanto a utilização da internet pode potencializar nossa capacidade de produção de novas idéias pois, praticamente todos os processos podem ser feitos via web com a contribuição de centenas de pessoas de forma inimaginável alguns anos atrás. A revolução digital trará uma nova era da economia, a economia Criativa, a era da revolução individual, a humanidade 5.0 como Gil Giardelli apresenta em sua palestra, mas esse é o assunto do próximo post.

4 comentários sobre “Como Inovar – Martha Gabriel (Web Expo Fórum)

  1. Olá Vinicius!!

    Parabéns pelo seu blog.

    Concordo com a Martha que as melhores idéias surgem no banheiro. Contudo, após sairmos do banheiro é necessário trabalharmos nela. Isso é atitude ou como alguns colegas falam “acabativa”.

    Abraços,

    Egnaldo

  2. Vinicius,
    Concordo plenamente com a Martha e também o Egnaldo, aqui em cima.
    No meu blog comento sobre a importância de 3 pontos para a inovação, chamei de metodologia OPS (Observar, Pesquisar e Sair do lugar).
    Seguramente a internet já é uma ótima fonte de informações sobre mercado e tendências dos hábitos de consumo, as empresas que sairem na frente no domínio da internet terão um grande diferencial competitivo.

    Parabéns pelo post!

    Abraços,
    Millor Machado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s