Micro e pequenas empresas: 7 Práticas para o sucesso

Li um artigo do Rogério Campos Meira diretor executivo da Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ele defende que se existe uma característica fundamental para que um micro e pequeno empresário tenha sucesso, é a ousadia. Ainda sobre a ousadia, Rogério comenta que esses profissionais, pela própria condição que se encontram, precisam dessa qualidade para começar um negócio, inovar e investir na qualidade de seus produtos e serviços de forma a serem competitivos no mercado em que estão inseridos.

É por conta desses desafios que um sistema de gestão eficaz se faz tão necessário. Possuir um sistema que garanta a qualidade dos serviços e dos produtos é fundamental, porém os empresários ainda possuem a crença de que a implementação de um sistema de gestão é penozo e traz pouco retorno a empresa. Estão erados.

Então vamos la, como implementar um sistema de gestão em uma pequena empresa? Segundo Rogério existem 7 passos fundamentais:

1. Planejamento: É o primeiro passo a ser seguido, nesta etapa o empresário deve determinar os rumos dos seus projetos, ou seja, metas e métodos a serem seguidos para que se alcance o sucesso. Esse processo não deve ser encarado como perca de tempo, pelo contrário, é a construção do planejamento que possibilitará a previsão de diversos cenários e possíveis problemas.

2. Capacitação: A capacitação de seus funcionários é de extrema importância, eles são seu maior capital, a parte mais importante de sua impresa e são capazes de oferecer um verdadeiro diferencial competitivo depedendo da forma como são gerenciados. É muito importante para o funcionamento do planejamento, que seus funcionários entendam o sistema de gestão da empresa, quanto a isso Rogério fala “invista em comunicação e conscientização interna, assim, sua equipe poderá entender o Sistema de Gestão que a organização segue e o que ela espera dele”.

3. Disciplina: Você ja conseguiu fazer alguma coisa realmente boa sem disciplina? Acredito que não. Na sua empresa não seria diferente, é fundamental que seus funcionários estejam motivados e envolvidos a cumprir o Sistema de Gestão vigente, a disciplina é um ponto crítico para o sucesso de qualquer projeto tanto pessoal, quanto profissional. Além disso, o planejamento só poderá ser cumprido se todos desenvolverem suas funções previamente estabelecidas.

4. Investimento: Não adianta nada seus funcionários estarem motivados e seu sistema de gestão impecável se sua equipe não possuir os meios necessários para realizar suas tarefas com excelência. “Um trabalho bem feito exige um conjunto de recursos e não um ou outro item qualquer, mesmo que o orçamento de sua micro e pequena empresa seja enxuto, procure bem e tenta ao máximo encontrar bons produtos e preços acessíveis”.

5. Produtividade: Devemos constantemente fazer as seguintes perguntas: como meus funcionários usam seu tempo de trabalho? Será que algo esta os distraindo, tirando-lhes o foco? A partir de então passe a tomar iniciativas a fim de resolver os problemas de queda de atenção e produtividade.

6. Comprometimento da gerência: Não há dúvidas de que quando o líder, gerente, dono etc está também empenhado no negócio faz com que a equipe se comprometa mais e fique mais motivada. “Um bom líder incentiva seus colaboradores, dialoga com eles, mostra-se acessível. Não deixe de comemorar conquistas e icentivar o crescimento de seus funcionários”.

7. Análise e Melhoria de Processos: Um bom empresário é aquele que entende todo o processo de construção e todas as etapas que o levaram ao sucesso. Dessa forma ele aprende muito, pois com certeza, nesse caminho, houveram vários erros que, no futuro, servirão como experiência.

Tenho algumas dicas para os leitores que já possuem uma micro e pequena empresa ou pensam em abrir uma, o SEBRAE disponibiliza gratuitamente (e com direito a certificado) alguns cursos on-line que podem ajudar em várias fases do processo de criação de um Sistema de Gestão eficiente. Segue alguns para que deem uma olhada, já fiz todos e recomendo!

http://ipgn.iea.com.br/ – IPGN, monte seu plano de negócios e nesse processo, construa toda a fase de planejamento da sua empresa.

http://educacao.sebrae.com.br/ – Elabore um sistema de gestão de vendas, treine seus funcionários com métodos eficazes de atendimento e vendas com a ajuda do curso Como Vender Mais e Melhor

http://educacao.sebrae.com.br/ – D-Olho na Qualidade, curso que ensina a prática de descarte, organização, limpeza, higene e ordem mantida afim de implementá-lo na organização. Muito bom para manter a qualidade dos produtos e serviços da sua empresa.

5 comentários sobre “Micro e pequenas empresas: 7 Práticas para o sucesso

  1. Caro Vinicius,

    O artigo que postasse deveria ser lido por todos que desejam ser empreendedores. As noções apresentadas são ótimas e refletem exatamente como se proceder para ter sucesso nos empreendimentos. O Rogério Campos realmente é muito bom.

    Abraço!

  2. Muito interessante esta reportagem ,acho que eu e meu socio estamos no caminho certo,pois estamos o tempo todo dentro da loja trabalhando juntos e dando um atendimento excelente e diferenciado.Diferencial na mercadoria qualidade e atendimento é fundamental.Obrigada

  3. Com certeza , hoje, só não prospera quem espera cair do céu as soluções. Aprender ainda é algo de valor impar. Ao ler esse maravilhoso texto percebi o quanto é importante amadurecer, e para tanto é preciso buscar mais e mais informações. Tecer um texto desse é simplesmente direcionar as pessoas e privilegiá-las com a riqueza do conhecimento, que tanto se faz necessária nos dias atuais em que o cliente já pensa, necessita de respeito e procura sempre o melhor. Parabéns, Vinícius. SBCampo, 03 de junho de 2009

  4. Somos o primeiro ERP voltado a micro empresa que está integrado a ambas as NF-e [produtos e serviços] em mais de 200 cidades.

    Nosso desafio é entregar sistemas de gestão a um universo de 5 milhões de micro empresas (de 1 a 49 funcionários), que não possuem infraestrutura de TI, nem capacidade de altos investimentos, e mesmo assim necessitam competir de igual para igual no mercado e atender as demandas fiscais municipais [nota fiscal eletronica de serviços] e federais [nota fiscal eletronica].

    O Ágil ERP utiliza o melhor da tecnologia e o modelo cloud computing para atingir esses objetivos. Nossa solução está 100% na nuvem e tem vários benefícios!

    Aumento do Controle
    As informações certas na hora certa são ingredientes essenciais às tomadas de decisões. O Ágil ERP está sempre online e traz sempre as informações de sua empresa, atualizadas, de forma simples e organizada, em poucos cliques.

    Acesso de Qualquer Lugar
    O Ágil ERP é ideal para situações onde você viaja muito e deseja acompanhar sua empresa de perto ou, simplesmente, pela comodidade de conferir seus números no conforto de sua casa.

    Somente o que Interessa
    Use uma ferramenta que possui somente o que interessa para a sua empresa. O Ágil ERP é o resultado de uma pesquisa e reúne apenas as funcionalidades essenciais ao controle e gerenciamento do seu negócio, nada mais.

    @agilerp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s