A Arte do começo

Guy Kawasaki evangelizador da Aplle nos anos 80 e autor do livro A arte do começo nos fala que se realmente desejamos ser um empreendedor de sucesso o primeiro ponto a nos preocupar é a razão de você estar criando esse negócio. A melhor razão para iniciar uma empresa é trazer sentido, mudar o mundo para melhor de alguma forma que te traga felicidade. Você pode ser significante fundamentalmente de 3 maneiras:

  1. Aumentar a qualidade de vida
  2. Fazer certo algo que está errado
  3. Prevenir o fim de algo bom

Muitas vezes os empreendedores acham que todos querem somente ganhar dinheiro. As empresas que fazem sucesso nascem por um propósito e não para ganhar dinheiro. Se você inicia apenas com esse objetivo, você vai atrair o tipo errado de funcionários, e pior, não vai conseguir inspira-los e motiva-los a ponto de tornalos diferenciais competitivos para sua organização. Quando você fala que tem uma empresa para ganhar dinheiro você atrai MBA’s e consultores e não existem duas pessoas piores para iniciar uma empresa do que MBA’s e consultores. Além disso, você atrai pessoas sem sonhos, que estão ali apenas para ganhar seu salário e não possuem compromisso algum com o objetivo maior da empresa (uma vez que esse é somente o lucro).

O segundo ponto é criar um mantra para sua organização, as pessoas acham que devem criar uma missão da seguinte forma: Você passa dois dias fora com uma equipe de executivos e um facilitador, no primeiro dia você cria um destes times multifuncionais e o facilitador diz, tudo bem uma pessoa de cada time vem para frente, o resto do pessoal fica por traz dela, vire, feche os olhos e caia no braço do outro porque nós vamos criar confiança. Então depois de um dia dessa baboseira no segundo dia vocês vão para uma sala com um monte de papéis e um facilitador que não sabe nada sobre sua indústria e depois de mais um dia pensando você sai com uma missão inútil, muito longa e não memorável. Você não precisa disso, você precisa de um MANTRA, 3 ou 4 palavras, um mantra. Não esqueça que o mantra é para os funcionários, qual a razão de trabalhar aqui?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s