Adaptando-se a Globalização

coaching_psi_grAtualmente vivemos em ambientes complexos que exigem gestão permanente de nossas capacidades pessoais. A flexibilidade, velocidade e a capacidade de alinhar comportamentos são requisitos fundamentais para um modelo de relacionamento efetivo, relacionamento esse necessário para se manter a vantagem competitiva.

A complexidade do mundo atual, cada vêz mais globalizado, onde a competição é acirrada e as organizações buscam qualidade total e liderança empresarial, trouxe a compreensão de que a questão do desempenho está ligada inicialmente ao modo como as pessoas se percebem, percebem a própria história e suas relações.

Pensar em desenvolvimento significou então, pensar em revitalizar a organização, apartir da capacitação das pessoas em conversações e na criação de espaços de aprendizagem.

Tal capacitação é hoje chamada de “ontológica’’, porque mais que um aprender a fazer, antes pressupõe um aprender a ser. Marcondes (1999) afirma que, uma empresa possui cultura da mudança quando os colaboradores são estimulados, permanentemente, a adotar novos comportamentos, mudar paradigmas, introduzir inovações e correr riscos conscientes, porque se sentem seguros de que, caso falhem ou fracassem, isso não será motivo para serem excluídos, humilhados ou rejeitados. Os erros são vistos como espaços de aprendizagem.

As empresas que quiserem cultivar a cultura da mudança tão necessária á sobrevivência no mercado globalizado de hoje terão de se adaptar, é aí que entra o papel do líder e do coach.
Nos próximos post`s falarei sobre o Líder e suas principais características e sobre o que é o Coach e seu papel nas organizações.

Um comentário sobre “Adaptando-se a Globalização

  1. Sinceramente, acho que a questão da adaptação à globalização vai MUITO mais além do que só a cultura de mudança. O coach tem um papel muito importante no auxílio dessa quebra de paradigmas, mas não faz milagres. É tudo muito lindo, teórico, esquematizado e pragmatizado a forma como vc coloca suas questões. Se vc me permite uma sugestão, escreva sobre uma coisa mais REAL do que teórica. Fundamento técnico e teórico não é tudo. Entender de cagadas e coisas práticas é o que o mercado precisa,
    Deixe um pouco Marcondes de lado e fale o que VOCÊ acha sobre a globalização, a adaptação das corporações e tudo mais.

    Exponha o observador que tem dentro de vc e as ações e os resultados vão deixar de ser coisas que outras pessoas já fizeram, pensaram ou escreveram.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s