(R)Evolution – O processo de Decisão de compras e a WEB.

fortressOutra consequência da Revolução da internet, da explosão do mobile, das redes sociais e de todo o emaranhado de novas tecnologias e plataformas que envolvem a era pontocom é uma completa mudança no modo como as empresas venderão seus produtos e pensarão em sua publicidade. O Nielsen Global Online Consumer Survey apresentou um estudo com 25.000 consumidores online de 50 paises e veja o que foi constatado:

“Recomendações de conhecimentos pessoais e opiniões publicadas pelos consumidores on-line são as formas mais confiáveis de publicidade a nível mundial. A pesquisa da Nielsen mostra que 90% dos consumidores online a nível mundial procuram recomendações de pessoas que conhecem antes de comprar, e 70% dos consumidores confiam opiniões postadas on-line..”

As pessoas já não acreditam 100% no que as empresas falam. O cyber-cliente quer confiança no produto e na compra. Estudos mostram que a melhor forma de passar essa confiança é por meio de recomendações de outros cyber-clientes. Com as recomendações o consumidor se sente no controle, sabe os fatos, os atrasos, o que é verdade e o que não é, escuta recomendações positivas e negativas sobre o produto e assim decide se vai comprar ou não.

Comentarios

Trata-se de uma fase de transição, o processo de decisão de compra das pessoas mudou radicalmente. Hoje dificilmente encontramos pessoas que não pesquisam na internet sobre qualquer coisa que queiram comprar antes de decidir. Quando online, esses cyberclientes possuem acesso a milhões de outros consumidores que já compraram ou pensam em comprar o mesmo produto por um meio gigantesco de canais como Redes Sociais, fóruns, sites de vendas que disponibilizam recomendações, twitter etc. Mas o que já existe na web nesse aspecto? No que isso afeta a economia da sua empresa?

1.6 bilhoes de pessoas estão agora online, e muitas delas já estão online a anos. Essas pessoas conhecem vários canais na internet e escutam, falam e trocam opiniões sobre os produtos que consomem e desejam. As empresas precisam pensar: O que está sendo dito sobre meu produto/marca? O que as pessoas pensam sobre a minha empresa? O que já existe sobre meu produto nas redes sociais e na web?

Veja como algumas empresas e aplicativos estão se adpatando a essa realidade..

O ShoutIT permite que o internauta divulgue em seu facebook, twitter ou delicious suas recomendações e opinioes de produtos, essas recomendações sao compartilhadas com outras pessoas que utilizam o mesmo aplicativo e podem ser consultadas a qualquer momento.

A  TripAdvisor,, que possui cerca de 25 milhões opiniões e pareceres sobre mais de 490.000 hotéis e atrações e atrai + de 25 milhões de visitantes mensais, no início deste ano assinou acordos com syndication VisitBritain.com, easyJet Holidays e sua irmã site Hotels.com.
Com isso, o site de viagens Raveable agora fornece uma visão abrangente dos hotéis nos Estados Unidos agregando e resumindo mais de 35 milhões de opiniões de mais de 55.000 hotéis dos EUA. Antes de escolher um hotel, as pessoas agora podem ver o que outras pessoas que já se hospderam lá tem a dizer.

No Reino Unido o serviço de compras com base de comparação Shopzilla uniu-se com o PowerReviews.com, um fornecedor de opiniões de clientes, com análises de produtos para adicionar ao serviço de comparação de preços. É a opinião dos outros cyber-clientes influenciando e agregando valor à compra junto á comparação de preços.

O Bazaarvoice recentemente assinou um acordo com os retalhistas britânicos Debenhams e Asda para incluir opiniões de clientes em seus sites.

Outro formato mais atraente para comentários são os vídeos. Um vídeo revelador e bem feito diz mais do que 1.000 fotos. Com a proliferação de telefones videocam, incluindo o novo iPhone 3GS da Apple, que inclui a funcionalidade de vídeo, marcação de geo e facilidade de upload para o YouTube, o vídeo-reviews tende a decolar.

Diante de tudo isso eu pergunto. Eaí, vai ficar parado?

bike

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