Sociedade ”Just in time”.

instant

Você, internauta, já percebeu como são suas necessidades? Hoje somos insaciáveis por informações no processo ‘just-in-time’ de fabricação. Gostamos de saber sobre outras pessoas, produtos, eventos, política, cultura.. somos obcecados por informações em tempo real, busca em tempo real, opiniões em tempo real, comparações de preço em tempo real, notícias em tempo real, conversas em tempo real, notícias de transito em tempo real e muito mais! Somos a geração do ‘aqui e agora’, vivemos em uma sociedade imediatista em todos os aspectos.

O Twitter tem feito um grande trabalho nesse aspecto, com ele, podemos ter notícias sobre o que está acontecendo no mundo a través de ‘palavras mais ditas’ em tempo real. Pelo twitter temos a inédita possibilidade de saber em tempo real o que o mundo está pensando, fazendo, protestando, a favor e contra, revendo, comprando, sentindo, participando, viajando para, doando para, fofocando, pedindo, odiando, vestindo, assistindo, lendo, comendo, ouvindo etc.

O que considero interessante nesse aspecto é que essas informações em sua grande maioria não partem de organizações/empresas mas sim de Pessoas! São pessoas gerando conteúdo para outras pessoas! A web já disponibiliza aplicativos que agregam essas informações em uma plataforma de fácil utilização, algumas delas:

Almost.at – Um aplicativo online que agrega notícias de sites como Twitter, Flickr, YouTube, em tempo real. O site, em seguida, verifica para o usuário tags de mensagens que parecem estar realmente testemunhando um evento ao vivo, assim os posts futuros do usuário serão colocas em destaque nos resultados de pesquisa.

Collecta – Afirma ser um dos mais rápidos real-time motores de busca na web, reunindo fotos, vídeos, atualizações de status, tweets, artigos de notícias, e entradas de blog como esses itens são destacados.

Google Wave – Permite aos usuários criar e editar rich-media ondas ‘em tempo real, com mudanças visíveis imediatamente para todos os participantes

Happn.in – Coleta e agrega as frases mais populares usadas no Twitter em um raio de 20 quilômetros das maiores cidades do mundo.

Trendsmap – Um mapa interativo do mundo “que exibe atualmente tendendo tópicos no Twitter, apresentando tweets recentes e links para cada tópico.

logos

Gil Giardelli disse em seu blog “Neste exato momento você, constrói uma nova sociedade dos sonhos, com uma nova economia criativa, consumo consciente e capitalismo solidário. Você achou que era apenas produção de video, artigos e comentários.  Errou! Releia a antitese do egoísmo de Adam Smith, em Slidesahre.net, com conteúdoacadêmico grátis para todos. Reaprenda a obra de Maquiavel, em Flick.com que contraria interesses privados em favor do bem maior.  Em Del.icio.us, você faz e outro repete como Galileo Galilei. Aterrise em Cervantes e DomQuixote, que nos mostrou a lucidez da loucura e a incoveniência da verdade no Second Life. Renegue lutero e sua maxima de não pagar entradas para o céu, no zappo.com com seu lema “se você não encontrou aqui, nós iremos ajuda-lo a encontrar em outro lugar.” Releia o amor e a poesia de Marcel Proust, em Librarythings.com, que com 12 meses de lançamento, tem 15 milhões de livros catalogados. Alguns com direitos reservados, mas não todos. Raciocine como Einstein, que disse que tudo depende do ponto de vista! Dos 100 clips mais acessados do Youtube.com, apenas dois foram produzidos por alguma agência de comunicação, e lembre-se que 1/3 de toda audiência na Internet Americana passa por lá. Ou seja, uma geração mais influenciada pelo youtube.com do que pela CNN.” “

Os muitos exemplos acima mostram que é hora de cairmos na real, vivemos uma ruptura, um novo momento, uma revolução. A internet já mudou a forma como vivemos, compramos, interagimos e pensamos e a questão chave é que a convergência dessas novas tecnologias estão com uma força tão grande que as empresas não possuem outra alternativa a não ser modificar suas formas de pensar sobre a conversação com seus clientes, inovação, vendas, marketing…

Um comentário sobre “Sociedade ”Just in time”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s