Negócio 2.0 – Como ganhar dinheiro com a revolução digital

social-media-carA revolução digital traz mais do que formas inéditas de comunicação, interação e informação. Novas oportunidades de fazer negócio surgem a todo instante mas, como são essas oportunidades? Como gerar valor ao seu negócio ou maximizar lucros utilizando a WEB 2.0?

Algumas empresas já estão mostrando que o uso da internet traz sim resultados surpreendentes. A Urban Store loja online de acessórios e equipamentos para skate, deve faturar R$1,5 milhão neste ano. O public alvo: jovens entre 12 e 24 anos que já nasceram com a internet. O que faltava para o negócio deslanchar? Uma forma de comunicação com seus potenciais consumidores. A saída estava na WEB. Além de investir em links patrocinados e em sites de skate a empresa criou uma comunidade no orkut rede social mais utilizada no Brasil (hoje a comunidade está com 572 membros) em entrevista para a Pequenas Empresas Grandes Negócios os donos comentaram: “O Orkut é uma das melhores ferramentas para interagir com nosso publico. Colocamos uma lista com as marcas que vendemos, o link para o nosso site, avisamos sempre sobre as promoções e as novidades que chegam à loja e fazemos enquete. Tudo sem custo, só investindo tempo. No início do ano,os donos resolveram ir além e compraram no Orkut um banner, usando sistema similar ao dos links patrocinados — eles compram termos como “skate” e “cultura urbana” e o anúncio aparece em todos os perfis e comunidades que incluam a palavra. A empresa paga em média 10 e 20 centavos toda vez que alguém clica no banner. E ganham mais 700 visitas mensais à loja além das 1500 visitas vindas da comunidade.

A empresa cresceu 40% em relação a 2007 e metade disso é resultado do investimento em links patrocinados e no orkut. O uso das redes sociais dá ao consumidor o que ele quer, como já comentado no post sobre comportamento do consumidor na WEB veja aqui.

Outro exemplo de uso da WEB vem da Doural empresa que possui mais de 60 mil itens de utilidade doméstica. A empresa já possui um site voltado a WEB 2.0 que representa 15% das vendas além disso, a Doural criou um Blog e o site Doural Gourmet com o objetivo de atrair consumidores que gostam de gastronomia, neles o próprio dono escreve sobre as vantagens e utilidades dos produtos que oferece e garante, quando uma pessoa se interessa por alguma coisa no blog, acaba indo para o site ou para a loja da Doural. O blog já recebe sete mil visitas por mês e muitas pessoas ja chegam nas lojas solicitando algum produto que viram no blog.

Alem disso, a Doural utiliza o Twitter (segunda rede social mais acessada no Brasil) para divulgar todas as ações que faz na internet e avisar os clientes sobre promoções relâmpago. Em entrevista para a PEGN uma cliente da Doural diz: “O Twitter me avisa e, se me interessar, eu entro no site. Já comprei uma panela, que era lançamento, e também utensílios de cozinha que estavam na promoção.”

Esses são apenas alguns exemplos de como a WEB possui inúmeras oportunidades para seu negócio seja ele novo ou já existente. Eaí, o que voce pode fazer na sua empresa? Postem suas dúvidas e comentários!

3 comentários sobre “Negócio 2.0 – Como ganhar dinheiro com a revolução digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s