Empresa mais inovadora do Brasil

Saiu o resultado das 20 empresas mais inovadoras do Brasil! A vencedoar é a Whirpool, dona das marcas Brastemp e Cônsul. O prêmio acontece de ano a ano desde 2002 em 15 países Europeus e nos E.U.A e esse ano aconteceu com o auxilio da consultoria A.T. Kearney A Época Négocios explica como funciona a seleção para o prêmio:

Para selecionar as 20 empresas que compõem a lista de AS EMPRESAS MAIS INOVADORAS DO BRASIL/BEST INNOVATOR, a A.T. Kearney submeteu as 120 companhias inscritas a um questionário com 48 indagações com pesos diferenciados. Das 70 que concluíram as respostas, 25 foram selecionadas e receberam visitas técnicas da equipe da consultoria para comprovação e complemento das informações. Foram analisados seis pilares da inovação. São eles:

Estratégia para a inovação: Avalia se a estratégia de inovação é desenvolvida e implementada pela alta gestão; se está vinculada à estratégia da companhia e se há metas quantitativas e qualitativas que devem ser alcançadas por meio de inovação bem-sucedida. A Whirlpool foi a empresa que mais se destacou neste quesito.

Organização e Cultura: Investiga se a cultura de inovação está disseminada na organização como um fator-chave em suas competências, e como planeja incrementá-la. Também verifica se a empresa estruturou a organização de tal forma a obter as metas planejadas. O destaque neste quesito foi a paranaense O Boticário.

Processo de inovação: Averigua como a empresa se estrutura tanto para gerar ideias como para conseguir implementá-las. Se utiliza métricas de avaliação para tornar o processo eficiente e se vale-se de fontes externas, como universidades e fornecedores, para captar ideias. A indústria química Dow foi a companhia que mais se destacou no quesito.

Estrutura e suporte à inovação: Avalia como a empresa monitora o desempenho da inovação e quais as ferramentas de gestão que utiliza para esse fim, como sistemas de TI e de treinamento, reconhecimento e premiação. O destaque nesse quesito vai para a Basf, do setor químico.

Sustentabilidade: Constata se as características dos produtos e serviços resultantes do processo de inovação estão sintonizados com os modernos conceitos de sustentabilidade ambiental e social. Também avalia a consistência dos investimentos em inovação ao longo do tempo. O destaque coube à Even, do setor de construção.

Resultados da inovação: Mensura como o retorno dos produtos e serviços inovadores se espelha na receita da companhia. Também avalia quanto a inovação diferencia a empresa em seu mercado de atuação. Também nesse quesito a vencedora foi a Whirlpool.

Abaixo segue um vídeo da vencedora do Prêmio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s