O perigo da certeza

Só um demente se deixa guiar pela certeza

Pesado? Desconfortante? Quando Nietzsche falou esta frase ele não podia estar mais correto. Dados fatore biológicos, lingüísticos, culturais e pessoais que compõem nossos modelos mentais e o fato de que esses modelos sempre operam de modo “automático”, inconsciente, não é de se estranhar que as pessoas acreditem, com total convicção, em coisas como “o que eu vejo é o que está ali”, “o que eu digo é o que o outro deveria escutar” e “o que eu escuto é o que o outro diz”.

O único fato é que vemos as coisas como somos e não como elas são. Quando a pessoa cai na armadilha da certeza, ela assume que a realidade tem de ser da maneira que ela vê as coisas, tal como a criança acredita veementemente que todos os brinquedos são dela, uma pessoa se agarra a certeza de suas verdades.  Quando isso acontece, se o outro não está de acordo com as percepções, opiniões, sentimentos e acões dela, ele necessariamente estará equivocado ou será ignorante. A certeza não deixa espaço para modelos mentais alternativos e impede a pessoa de reconhecer que a experiência pessoal não é a realidade incondicional.

O interessante é que a certeza faz parte dos nossos mecanismos de defesa, assim como nosso sistema imunológico gera anticorpos para destruir microorganismos agressores, os modelos mentais geram opiniões desqualificativas a fim de destruir os desafios ás suas certezas. De modo geral, a certeza impede a pessoa de considerar situações ou idéias radicalmente diferentes daquelas do seu modelo mental. Se ela acredita que a sua verdade é a verdade, ela não consegue mudar quando o mundo muda e fica presa na sua ‘realidade”, acreditando que é a realidade; fica estagnada nas velhas idéias que a impedem de se adaptar.

 

Adaptado do livro Metamanagement Vol. I

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s