Ideas-Make-or-Break-Your-Business

Os Seis Mandamentos do Empreendedor

Para todos aqueles que pensam em abrir um negócio, existem algumas regras do jogo que não podem ser ignoradas. Compilei de alguns autores os mandamentos que julgo mais importantes para quem pensa em abrir um negócio. Penso que qualquer pessoa que seguir essas regras a fio poderá se dar bem, não digo com certeza absoluta, pois negócios nunca são certos, mas com certeza a pessoa estará sendo bem direcionada.

Primeiro Mandamento: Sonhar, Sonhar e Sonhar

É neste primeiro, e talvez mais importante mandamento, que reside toda a força do empreendedor. Também é o que o diferencia dos demais empresários ou comerciantes. O comerciante ou empresário é aquele que trabalha para a sobrevivência própria e do seu negócio, aumentando e acumulando riqueza. Enxerga o negócio como um objetivo em si, sem que exista uma causa maior que deseja realizar. O seu dia a dia passa na dura batalha de manter o negócio girando, enfrentando obstáculos cada vez maiores, ao menos a seu ver.

Segundo Mandamento: Pensar Grande

O que faz algumas pessoas enxergarem problemas e outras, a solução? O fato é que alguns têm uma visão limitada dos seus objetivos, enquanto outros aprenderam, ao longo das experiências, a enxergar mais adiante, além dos problemas. São pessoas cuja visão do todo é cristalina e que sabem que cada parte é um passo adiante na conquista de um objetivo maior.

Pensar grande é essencial para conquistar objetivos. Isso nos prepara para encarar os problemas do cotidiano como meros desafios a serem superados.

Terceiro Mandamento: Nunca aceite não como resposta

Nunca aceite não como resposta. Seja persistente, insista. Se aquele cliente disse não, questione, tente entender o porquê, mude a estratégia. Talvez ele não tenha entendido o seu produto e suas vantagens. Pergunte os motivos que o levaram a fechar com seu concorrente. Aprenda e vá atrás de outro cliente, guardando esse prospect para outro momento. Construa relações mesmo com aquele que lhe deu um solene não no primeiro momento.

Quarto Mandamento: Não fazer só pelo dinheiro

Já pensou abrir um negócio  só pelo dinheiro? Além de a trajetória ficar muito mais chata (e sua empreitada ficar muito parecida com o emprego), nada faria com que você saísse do lugar, inovasse, pesquisasse. Seu único interesse seria o balanço no final do dia. Nesse caso, se algum outro empreendedor com menos condições se propusesse a entrar no mesmo segmento, mas com paixão, você seria, na melhor das hipóteses, um mero concorrente, como tantos outros.

Acima de tudo, o empreendedor precisa ter na cabeça que seu negócio chegou para corrigir umafalha no mercado. Atender de uma forma mais especializada, oferecer um bom produto com serviços diferentes, um atendimento ao cliente mais personalizado. Estou falando apenas em linhas gerais, mas pequenas empresas podem, sim, fazer essa diferença. E não ser “mais do mesmo” e entrar de carona num mercado aparentemente lucrativo.

Quinto Mandamento: Cuide dos detalhes

A busca pela excelência, ou seja, pelo detalhe, deve ser uma das metas mais importantes do empreendedor. É o cuidado com o seu produto e serviço que fará toda a diferença na hora de renovar um contrato ou fazer uma nova venda a um mesmo cliente. Perseguir a perfeição não é ser chato ou exigente, é ser disciplinado e não se satisfazer com pouco, buscando sempre oferecer o melhor.

Sexto Mandamento: Tenha Certeza

Muita gente diz que para dar certo na vida você tem que ter pensamento positivo, não é? Não acredito nisso! Você precisa é ter certeza de que vai dar certo.

Ter uma boa ideia, fazer um elaborado e minucioso plano de negócio e um excelente plano de ação não vai conferir sucesso ao empreendedor caso ele não tenha a certeza, acima de qualquer dúvida, de que o seu negócio dará certo. Muito antes de um bom business plan, vem a crença de que o seu produto ou serviço realmente lhe trará sucesso.

2 comentários sobre “Os Seis Mandamentos do Empreendedor

  1. Boa tarde.

    Achei muito interessante , este site pois tem muitas novidades de temas, super interessantes .

    Obrigado

  2. Boa tarde.

    Achei muito interessante , este site pois tem muitas novidades de temas, super interessantes .

    Obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s