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Marketing Digital

Venho a tempos imaginando o que me anima no marketing. Lembro de quando entrei na faculdade e li uma frase do Tom Peters – “O que você consegue fazer 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano sem ficar cansado? É com isso que você precisa trabalhar”. Além disso creio que a concepção de trabalho está ligada ao sentido da vida, acredito que todos nascemos com um Dom para ser utilizado a serviço de um mundo melhor, a partir do trabalho.

Neste ano decidi encarar o desafio de empreender, abrindo uma empresa de marketing digital, acredito muito no potencial desse mercado, as mudanças trazidas pela nova fase do mercado fruto de uma humanidade pós-crise e digitalizada são animadoras. O chamado Marketing 3.0 traz novos desafios jamais antes enfrentados pela economia. É a humanização da marca, a interatividade, a troca de valor e a comunicação assertiva que farão a diferença agora.

Esse “novo” consumidor compra produtos e serviços de baixo custo e perdeu a confiança em grandes empresas por conta das crises anteriores. As atitudes desse “novo” consumidor esta condicionada ao desenvolvimento do Marketing Digital que pode ser conceituado como a utilização da tecnologia como principal estratégia para fazer com que a sua informação se propague rapidamente para grandes públicos.

Mais de 2 bilhões de pessoas estão atualmente conectadas. Ninguém mais confia apenas em comerciais e na publicidade unilateral das grandes empresas, queremos a indicação e a experiência de outras pessoas, compartilhar informações, trocar experiências, nos divertir e acessar portais e blogs que nos interessem.

Temos que pensar no marketing como uma forma de se conhecer, observar e analisar o comportamento do consumidor, mergulhar fundo nas ferramentas online e deixar que o público mostre as diretrizes que o profissional deverá tomar.

O que fazer? Ao aplicar os conceitos do Marketing Digital podemos planejar as seguintes ações para o seu negócio:

1. Crie um site relevante:

  • Pense no que o consumidor quer saber;
  • Elabore conteúdos relevantes;
  • Crie interatividade, dando importância para opinião  do seu público;
  • Divulgue seus conteúdos em Mídias Sociais, imprensa, diretórios e blogs;

 2. Mídias Sociais

  • Analise em quais mídias sociais o seu consumidor está;
  • Faça contato diário com seus seguidores (colocando informações relevantes);
  • Mostre se aberto a crítica, mostrando rapidamente a solução;
  • De importância para ideias novas;
  • Crie promoções que beneficie o consumidor;

 3. E-mail marketing

  • A construção da sua mala-direta é um patrimônio para a sua empresa, aproveite e estabeleça um contato semanal e de preferência que envolva os seguintes itens:
  • Divulgue promoções para beneficio do consumidor
  • Divulgue novos conteúdos relevantes como artigo e noticias
  • Divulgue campanhas e ações de descontos
  • Crie sempre uma propaganda que defina bem sua missão, visão e valores.

 O contato diário com seu cliente vai humanizar sua marca, seu consumidor vai passar a te olhar como um “amigo” e perceber que sua opinião é importante, assim, vai passar a ajuda-lo, divulgar sua marca, apresentar aos amigos etc. As empresas precisam rever detalhes emocionais e espirituais do consumidor, pensar em soluções para problemas sociais do Mundo.

Esse conceito envolve as definições do livro Marketing 3.0 escrito por Philip Kotler, que em uma passagem cita as seguintes palavras: “Em épocas de crise econômica global, o marketing 3.0 adquire relevância ainda maior para a vida dos consumidores, na medida em que eles são afetados por rápidas mudanças e turbulências nas esferas social, econômica e ambiental”.

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