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Soluções Mobile para Micro e Pequenas Empresas

A boa notícia aos micro e pequenos empresários é de que o mercado de tecnologia mobile já oferece uma grande gama de opções de serviços digitais que podem ajuda-los a conseguir novos clientes e crescer seus negócios. E o melhor, se você acredita que o uso dessa ferramenta é complicado, está muito enganado, uma característica dessas redes/serviços é de que é muito fácil para um pequeno empresário aplica-la em seu negócio.

Utilizar o celular faz mais sentido do que nunca, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Borrel Associates, 48% das micro e pequenas empresas responderam que estão propensas a inserirem seus negócios em soluções mobile. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para o tiro não sair pela culatra. Vejamos algumas dicas:

1. Seja local

As tecnologias mobile oferecem uma oportunidade única as micro e pequenas empresas. Elas permitem que essas empresas foquem seus clientes com o uso de geo-localização tornando-se visíveis para todos os consumidores que estejam procurando o que está próximo a eles. Além disso, elas podem encontrar seus clientes com o uso do CEP o que é muito proveitoso uma vez que a maior parte das vendas de micro e pequenas empresas são feitas por pessoas que moram/trabalham próximas ao negócio.

Uma das redes mais utilizadas atualmente é o Foursquare, porém outras também podem ser exploradas como o próprio facebook. É importante que a empresa beneficie os clientes que acessarem a rede criando promoções e divulgando.

2. Crie seu próprio aplicativo

De acordo com uma pesquisa publicada ainda esse ano realizada pela Flurry, o tempo que as pessoas passam utilizando aplicativos está crescendo exponencialmente, chegando a quase 1h30 de uso por dia. Por outro lado, o tempo que as pessoas utilizam navegando pela internet pelo celular está caindo, o que mostra que as pessoas estão mais engajadas e utilizando mais aplicativos do que a navegação por sites. Outro dado interessante é de que a projeção de downloads de aplicativos para 2014 é de mais de 75 bilhões de downloads! A mensagem é clara: Ao pensar em utilizar o mobile, pense em apps.

3. Ofereça diferenciais

Quase dois terços dos usuários de internet mobile preferem aplicativos que contenham cupons de desconto, benefícios, newsletters e informação relevante aos aplicativos que contem comerciais e vídeo. Sendo assim pequenas empresas devem focar em soluções que ofereçam novidades e benefícios a seus clientes mobile. Para ser ainda mais expressivo, o aplicativo deve oferecer uma diferenciação e exclusividade aos clientes que aderirem o serviço.

4. Integre diversas plataformas

As pessoas que utilizam o mobile interagem com seus aplicativos, leem e-mails, acessam suas redes sociais etc.. isso significa que as empresas precisam encontrar formas de integrar essas mídias, utilizando e-mail marketing e redes sociais para divulgar e interagir com seus clientes, utilizando estratégias que aumente a visibilidade digital da loja e também traga mais clientes a loja.

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Fonte: Adaptado do site Mashable Business

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