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Humanização das Marcas: Sabendo aceitar as falhas

Os consumidores não esperam que as empresas não cometam falhas. Na verdade, eles tendem a gostar das empresas que apesar de cometerem erros, continuam sendo brilhantes.

Ao cometer erros (e serem abertas a isso) as empresas mostram a seus consumidores que possuem empatia, generosidade, humildade, flexibilidade, maturidade, humor.. em outras palavras, mostram que são humanas!

A natureza humana nos mostra que temos dificuldade em nos conectar ou confiar em pessoas que (fingem) não terem fraquezas e nunca cometerem erros.

1. A desilusão dos consumidores e funcionários com as empresas finalmente chegou ao ponto do desgosto. Como resultado, qualquer marca que mostre que pode fazer negócio sob uma nova luz será merecidamente recebida de braços abertos.

– Quase 85% dos consumidores do mundo, esperam que as empresas se envolvam em atividades que promovam o bem estar individual e coletivo. (Fonte: Havas Media – Novembro de 2011)

– Por outro lado apelas 28% das pessoas acreditam que as empresas estejam realmente se esforçando para resolver problemas sociais e ambientais.

2. Os consumidores estão cada vez mais convencidos de que é possível que as empresas possuam personalidade/pessoalidade e gerar lucros (Alguns exemplos: Zappos, Bem & Jerry, Michel et Augustin, Zalando). Cada novo negócio que se torna bem sucedido permanecendo útil, divertido, com qualidade e um pouco mais “humano” faz com que os consumidores se tornem mais desencantados com as empresas tradicionais, chatas e impessoais.

A maior parte das pessoas não se importaria se cerca de 70% das marcas existente simplesmente deixassem de existir! (Fonte: Havas Media – Novembro de 2011)

3. A cultura on-line é A cultura, empresas que ficarem fora da rede em um mundo totalmente on-line onde a comunicação é imediata, aberta, crua e onde as pessoas compartilham abertamente o que estão fazendo – vitórias e falhas – ficarão fora de contexto. As pessoas esperam que as empresas façam o mesmo, compartilhem!

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Fonte: Adaptado da Trend Watching

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