Robo dando aula

A próxima era: Robôs, Humanidade 5.0 e tendências para 2020.

Em 1930 John Maynard Keynes já previa o que os americanos chamam de “terceira revolução industrial” que destaca a mudança que o boom tecnológico irá trazer em nossas vidas. Na época Keynes apontava para o risco de um “desemprego em massa causado devido a nossa descoberta de meios capazes de economizar o uso do trabalho e andar mais depressa”

Nos últimos anos, no Japão, 30 mil gerentes de bancos foram demitidos e substituídos por robôs que fazem o mesmo trabalho porém processando pedidos em 7 milésimos de segundos.

Em fevereiro deste ano o robô Pepper, da softbank, começou a ser vendido com a intenção de substituir baby sitters e enfermeiras. O robô Nao pretende ser um “amigo” que anda pela casa, faz companhia e ajuda.

Estamos falando de um mundo não muito distante. Nesse novo mundo tudo estará conectado, seu celular vai monitorar o caminho que você utiliza no dia a dia e ajudar a chegar mais rápido evitando trânsitos (isso já acontece), irá dizer o quanto você consome de agua por dia ajudando a controlar gastos excessivos, irá monitorar a sua saúde evitando o nascimento de novas doenças por meio de leitura dos batimentos cardíacos, pressão, temperatura corporal e qualidade do sono.

É a chamada “internet das coisas” que representa o futuro da computação e da comunicação onde todos os objetos e aparelhos estarão conectados a você e ao mundo. O impacto dessa nova era são monumentais. Hoje fala-se da era da computação cognitiva onde acontecerão rupturas na sociedade na medida em que serviços serão automatizados, baseados em sistemas inteligentes que contribuirão diretamente para operações sofisticadas de negócios. O que significa isso? Que atividades realizadas hoje por indivíduos, como atendimentos em call center, suporte administrativo entre outras, serão substituídas por sistemas inteligentes.

Podemos ir mais longe. Hoje temos Robôs ocupando cargos de cirurgiões plásticos. Temos robôs professores, que guardam para sempre os rostos de cada aluno e sabem apontar qual tipo de inteligência deve desenvolver no aluno. Esses professores são capazes de memorizar milhares de aula, desde Yoga a como tocar Vivaldi pelo ipad.

Robo dando aula

Previsões do Grupo Gartner ou do canaltech apontam que

Até 2020 55% dos empregos que hoje são executados por pessoas, serão realizados por robôs.

Robo pensativo

Não para por ai amigos, na China, casas são construídas por impressoras 3D em até 2 dias, utilizando menos recursos e de forma mais rápida e sustentável. Outras impressoras estão imprimido Rins, Corações e partes do corpo amputadas.

img3

Em um futuro próximo, teremos Drones cuidando da segurança pública, monitorando nossas casas ou nos mostrando quão cheio está nosso restaurante favorito.

Quando formos sair para nossa corrida matinal, o google glass vai nos dar a opção de fugir de rochas ou de um apocalipse zumbi. É o futuro da realidade aumentada.

img4

Com isso fica a reflexão, como você vai contribuir nesse novo mundo? Está preparado para essa nova era? Novos tempos estão chegando e é preciso nos reinventarmos. Acredito que o caminho seja o do compartilhar. Compartilhar conhecimento, carinho, entusiasmo e acima de tudo, fazer de tudo para que, dentro do possível, contribua para um mundo melhor.

Fiquem com deus e reflitam.

Um comentário sobre “A próxima era: Robôs, Humanidade 5.0 e tendências para 2020.

  1. Muito bom, Vinicius! As ideias estão bem concatenadas, há lógica e sequência na exposição.
    Minha proposta de troca está valendo. Qualifique a sua demanda- o que precisa,como gostaria de aprender.
    Sugiro também que faça uma trilha para a prática da wiki,que poderá, mais tarde ser incluída para treinamento de ingressantes na RNP. Segundo nosso Plano de Melhorias, há necessidade de uma trilha de conhecimento para gerentes, que estará na programação de 2016.
    De minha parte, gostaria de começar do começo,pois sei muito pouco.
    Abraços,
    Sonia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s