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Como Líderes Inspiram Ação

Simon Sinek em uma inspiradora palestra para o TED questiona: Como se explica algumas empresas serem capazes de alcançar coisas que desafiam todas as outras organizações em seu ramo de atuação? Por que algumas empresas são capazes de inspirar seus consumidores, inovar frequentemente e criar uma “cultura” que se torna seu principal fator de destaque?

Como exemplo falamos falar sobre a Apple, como ela consegue ser tão inovadora? Ano após ano consegue se manter no topo das grandes empresas, aumentando seu valor de mercado e criando produtos inovadores que conquistam a maior parte do mercado, deixando grandes concorrentes para trás.

Se pararmos para pensar, ela é apenas mais uma empresa de computador. O que a apple faz não é diferente da Samsung, Gateway, HP e outras centenas de empresas desse mercado. Possuem o mesmo acesso aos mesmos recursos humanos, marketing e passam pelos mesmos desafios. Então o que a diferencia das outras empresas? Por que a diferença em seus produtos e a visão de seus consumidores sobre eles é tão diferente?

Após alguns anos de estudo, Sinek percebeu um padrão seguido por todos os grandes inspiradores líderes e organizações no mundo. Todos eles pensam, agem e se comunicam exatamente da mesma forma. De dentro para fora. Visto isso ele criou o modelo “Círculo Dourado” que apresento abaixo:

golden circle

O que ele verificou foi o por que alguns líderes são capazes de inspirar enquanto outros não. Funciona assim:

What (O quê) – Todas as empresas, independente de seus ramos, sabem o que elas fazem. Sabem que fabricam computadores, vendem software, fazem pães ou vendem chocolate. Essa parte do grupo externo do esquema é comum entre todas as organizações.

How (Como) – Um grupo menor, sabe como eles fazem isso. Quais são os processos que utilizam, seus principais fornecedores, os recursos necessários e etc.

Why (Por que) – No entanto, um grupo muito seleto de organizações possui uma imagem clara sobre por que elas fazem o que fazem. O por que não está associado ao lucro, o lucro é um resultado. O por que se trata do propósito da organização, sua razão de existir e agir de determinada forma. Qual a causa? Qual sua essência?

A explicação sobre a inspiração é simples. A maior parte das empresas pensa de fora para dentro do círculo. Primeiro pensam no que fazem, depois em como e por último (e as vezes nem chegam nesse ponto) no por que. Isso acontece por que entender a sua razão de existir é uma atividade menos “palpável”. Exige reflexão.

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No entanto, os líderes e organizações que inspiram seus clientes e funcionários praticam o processo inverso. Independentemente de seu tamanho, essas empresas pensam, agem e se comunicam de dentro para fora.

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Para exemplificar vou utilizar novamente a Apple. Boa parte das pessoas utilizam os aparelhos da Apple por que são fáceis de entender, arrojados e inovadores. Se Apple utilizasse o modelo comum de mercado, uma ação de marketing da empresa seria mais ou menos assim: “Nós fazemos ótimos computadores. Eles são lindamente projetados, fáceis de usar e tem uma interface amigável.” – Quer comprar um?

Não dá tanta vontade de comprar certo? É assim que a maioria das empresas fazem. É assim que o marketing funciona, falamos o que nós fazemos e esperamos uma reação do cliente sobre o que nós fizemos para eles. É interessante, eis nosso novo carro, ele tem um motor 3.0 com 250 cavalos, é lindo e tem um excelente design. É vendível mas não é inspirador.

Eis como a Apple trabalha: “Tudo o que fazemos desafia o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo é fazendo nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores.”  Quer comprar um?

O que acontece nesse caso? As pessoas não compram O QUE você faz, elas compram o POR QUE você faz. O objetivo não é conquistar clientes que queiram computadores. Mas sim conquistar clientes que acreditem no que sua empresa é. Nesse caso, uma empresa que desafia o status quo e pensa diferente. Meu mercado? Todas as pessoas que pensam e acreditam no que acredito.

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