Você já alcançou o sucesso? Eu não..

03_character

Assista também o vídeo deste texto: https://bit.ly/2svq7DP

Me perguntaram esses dias como eu alcancei sucesso como empreendedor na MOAI uma vez que me veem trabalhando tanto, acordando cedo, dormindo tarde, lendo todos os dias e tendo uma rotina diária de muito “hardwork”. Minha resposta foi sincera, desculpe, mas diferente do que parece, eu ainda não alcancei o sucesso profissional, na verdade, estou longe disso.

Larguei a iniciativa privada a mais ou menos 3 anos para empreender, quando meu projeto (a uMaster, hoje MOAI) ainda estava em fase piloto, esse já foi meu primeiro erro e já meu primeiro conselho para você que ainda deseja empreender, não saia do seu trabalho/projeto enquanto não tiver algo concreto, é muito melhor fazer as coisas com calma e tendo onde se apoiar durante as fases difíceis, isso é muito bem explanado em vários livros e estudos, até mesmo o Bill Gates e Steve Wozniak não largaram tudo para abrir a Microsoft, sabia?

Agora, por que eu acredito que mesmo com muito hardwork e 3 anos ainda não cheguei lá?

Na verdade, a resposta para essa pergunta é simples. Ao meu ver, na maioria das vezes, seu sucesso é determinado por escolhas, algumas fáceis outras difíceis, algumas você sabe o que fazer, outras não. Você pode trabalhar mais do que qualquer um que você conheça, mas se no final do dia você tomar as decisões erradas, nunca conseguirá o sucesso que deseja. Muitas pessoas pensam que merecem ser bem-sucedidas apenas porque trabalham muito, mas esse não é o caso. O trabalho duro é simplesmente uma peça do quebra-cabeça.

Ah, eu tenho azar..

Outras pessoas afirmam que têm “azar”, vivem enxergando as pessoas ao lado, observando algumas tendo sucesso mais rápido do que elas, e sofrem com isso. Na realidade, são apenas escolhas erradas. E o glichê é verdade: curta o caminho.

A vida não é mole, e ela não diferencia você de qualquer outro. Simplesmente foi assim.

Isso não quer dizer que toda escolha que você faz tem que ser boa, manter-se em tal padrão seria quase impossível. Em vez disso, você precisa fazer mais boas escolhas, do que más e minimizar o impacto das más escolhas, aceitando-as e corrigindo-as rapidamente.

O problema, é que para fazer mais boas escolhas do que más, você precisa de uma boa dose de sorte e MUITO MUITO dos dois fatores que vou falar logo abaixo..

Mas eaí, como você lida com tanto entusiasmo, mesmo com o fato de que ainda não chegou lá?

 Eu confesso que tem dias que é difícil, muito difícil. Hoje estou ainda chegando próximo da carreira de executivo que eu tinha 3 anos atrás na iniciativa privada. No entanto existe uma única coisa que eu aprendi nessa jornada que me faz viver com paixão e entusiasmo todos os dias.

Empreender é a maior jornada de autoconhecimento que você pode entrar. Nesse caminho eu errei, errei muito! Profissional e pessoalmente.

Contratei pessoas erradas, criei produtos sem viabilidade econômica, erros de marketing, perda de tempo com falta de ferramentas de produtividade, errei em posicionamentos, enfim, em uma infinidade de coisas.

No entanto, para cada erro, tive uma lição nova! Cada erro me levou a refletir mais e mais sobre quem eu sou e quem eu DESEJO e QUERO me tornar para atingir meus objetivos. Aprendi que aqui, no papel do empreendedor, você não tem como se esconder nada! Suas qualidades sempre serão bem-vindas, mas junto com elas, seus defeitos também estarão nos holofotes, e você não terá outra escolha se não aprender com eles e crescer como pessoa. Então o primeiro fator é: Abrace o seu próprio autoconhecimento e passe a amar a pessoa que você é. Crie um plano para pessoa que você quer se tornar.

Uma dica importante..

 O que é sucesso para você? Quando eu respondi meu amigo que não atingi o sucesso, eu me referia ao sucesso que 99% das pessoas acreditam – dinheiro na conta. No entanto, eu penso diferente. Hoje eu tenho mapeado 12 áreas da minha vida em um documento que eu chamo de lifebook, nele escrevo diariamente o que eu quero em cada uma delas, por que, quando e como.

Cada dia que passa entendo mais os pontos mais frágeis do meu ser, aceito-os e crio estratégias para lidar com eles. Te garanto que se eu estivesse no conforto da minha cadeira executiva de 3 mil reais, ticket alimentação, férias, bônus anual e decimo terceiro, dificilmente eu estaria dedicando mais de mil horas, sozinho em um quarto, ou indo para dezenas de cursos, para ir a fundo nos meus maiores defeitos e pensar em formas de me tornar uma pessoa melhor.

Conclusão.. e segunda dica

Sua empresa, é apenas uma peça no tabuleiro do sucesso, na maioria das vezes, a jornada de crescimento é muito mais interna. Se eu considerar o meu faturamento como indicador de sucesso, sim, não sou um sucesso ainda. Mas se eu considerar minha evolução como pessoa, os aprendizados, conhecimentos, quem estou me tornando e para onde estou indo, sou ultra bem-sucedido.

Do que adianta uma empresa milionária se você não tem qualidade de vida? Ou milhões de reais, mas nenhum tempo para cuidar da sua filha? Ou rios de dinheiro, mas ausência de conexão entre o que você faz e o seu proposito de vida?

Tornar-se bem-sucedido requer tempo e esforço, e infelizmente muitas pessoas querem ir do ponto A ao ponto Z sem todos os desafios, lições e marcos intermediários.

Minha empresa mais do que dobrou de tamanho nesse período, no entanto, seus sonhos passam a dobrar juntos. A cada mês surgem novos concorrentes, novas ideias, novos desafios, é uma roda que nunca para, e o conceito de o que é ser bem-sucedido, precisa estar claro para você. Para mim, ser bem-sucedido é estar em paz comigo mesmo, fazendo o que eu amo, e ajudando empreendedores a tomarem melhores decisões.

Você não pode trabalhar duro e imediatamente esperar o sucesso que você acha que merece. O sucesso não é um direito, não importa o quanto queremos que ele seja.

E fecho com a segunda dica, curta o processo, e entenda que seu negócio não é separado de você, que a jornada que você vive no dia a dia, aprendizados e autoconhecimento são muito vezes muito mais valiosos do que qualquer sucesso profissional, é o que vai fazer você seguir esse caminho em paz e com autoconfiança.

 

Diz para mim aí nos comentários, o que é sucesso para você?

 

Vamos em frente!

Um comentário sobre “Você já alcançou o sucesso? Eu não..

Deixe um comentário